terça-feira, 6 de novembro de 2012

CALÇADOS NA PRÉ-HISTÓRIA

Os calçados são complementos essenciais no modo de vida humano uma vez que, além de proteger as extremidades dos membros inferiores, os calçados apresentam outros significados como os de sonho, sedução e poder, estes, fortemente presentes no imaginário feminino.

  Figura 1: Pinturas do período paleolítico de homens calçados das cavernas do leste da Espanha

Pesquisas demonstram que o calçado surgiu no final do período paleolítico entre os anos de 12.000

a.C e 15.000 a.C. Pinturas em cavernas da Espanha e sul da França fazem referências ao calçado, uma

espécie de bota primitiva de pele (Figura 1) e outros em modelos de sandálias (McDOWELL, 1989).

Um calçado (Figura 2) foi encontrado em 2008, em uma caverna da Armênia, e de acordo com

especialistas da Irlanda, Armênia e Estados Unidos são de aproximadamente 5.500 anos atrás. O

sapato, de tamanho 35 - podendo ser masculino ou feminino - é feito de uma única peça de couro

dobrada sobre o pé.





Figura 2: Foto do calçado primitivo encontrado na Armênia em 2008


Os pesquisadores argumentam que outros sapatos encontrados na Itália, Alpes Suíços e sandálias em Israel demonstram a diversidade dos calçados usados pelos homens há seis mil anos (PINHASE, 2010).
O principal objetivo da criação e da utilização do calçado na Antiguidade era para proteção dos pés, diferente do vestuário, vestido pelo homem por motivos místicos, pois este acreditava que vestindo a pele de animais caçados adquiriria sua força. Outra provável influência na confecção dos modelos dos calçados das primeiras civilizações é a do clima, pois em zonas temperadas, a configuração de um sapato era algo que cobria os pés, enquanto que nos climas tropicais os modelos eram abertos.
Segundo McDowell (1989), os sapatos primitivos mantiveram-se inalterados por longos períodos, porém no século IV houve uma fertilização de ideias que produziu variações decorativas de calçados em diferentes partes do Mediterrâneo.


 
Figura 4: Sandália de fibra de palmeiras de Tebas, antes de 1.250 D.C.
Figura 3: (A) Sandália pré-histórica de nativos norte-americanos e (B) sandália egípcia de 2.500 A.C.


Podemos observar, portanto, que a origem do calçado aconteceu devido à necessidade de proteção dos pés das intempéries climáticas.
Desta forma, existem dois modelos de calçado na Antiguidade: os calçados fechados com solados, ambos de couros rígidos nas regiões mais frias e modelos de sandálias ornamentadas para os mais abastados nos países tropicais. A partir deste momento, o calçado passa a ser, além de artefato protetor, objeto que simboliza o poder e a riqueza entre as civilizações antigas.

Atualmente, a diversidade de calçados é tão grande que ficamos perdidas para escolher o ideal para determinada ocasião e vestimenta. E, tem aquelas que não os repetem... rsss









  
Até..., bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário